Os cuidados necessários no primeiro trimestre de gravidez

 Oi, oi gente. Quem se torna gestante passa por uma montanha-russa de emoções. No momento da descoberta, vem a surpresa e a alegria com o resultado do exame. Depois, há o surgimento de dúvidas e até medo, além de muitas mudanças físicas. Mas, afinal, como lidar com todo esse turbilhão? Estando bem informada!


Se você desconfia que está grávida ou acabou de confirmar, é o momento perfeito para conhecer os sintomas de gravidez, suas mudanças e o que esperar. A barriguinha ainda não dá sinais, mas os três meses iniciais são os mais críticos para a formação do bebê.




Muitas mulheres nem desconfiam ainda da gravidez e uma verdadeira revolução já está se armando dentro delas. A produção de alguns hormônios cai, outros, específicos da gestação, passam a ser fabricados, a placenta começa a se formar e, rapidamente, o bebê desenvolve os principais órgãos. Até o final dos três primeiros meses, ele já vai estar até fazendo biquinho e mexendo pés e mãos. Tudo acontece num piscar de olhos!

E é preciso estar atenta, pois essa também é a fase mais crítica para abortos e malformações decorrentes de doenças e deficiências nutricionais maternas. Então, não descuide: se você está tentando engravidar ou desconfia que o sonhado filhote já pode estar a caminho, confira os exames que deve fazer, entre numa dieta adequada e adote hábitos mais saudáveis. Afinal, esta é a hora de garantir um final feliz para sua gravidez.

Quais são os principais sintomas de gravidez?


Atraso de menstruação

No meu caso, menstruei até o segundo mês de gestação. Assim que eu descobri achei que ia fazer um mês ou no máximo tinha um mês, mas foi na ultra transvaginal que descobri que estava com 10 semanas.

Cólica e inchaço abdominal

Eu sentia muita cólica, era o que me confortava no momento, eu pensava que por eu estar sentindo cólica a qualquer momento a menstruação desceria, já que pra mim só fazia apenas alguns dias que minha menstruação estava atrasada. Não lembro de ter sentido inchaço abdominal, mas como não reparei os meus 2 primeiros meses então não sei dizer.

Cansaço fácil e sono excessivo

Lembro que no inicio eu só queria saber de dormir, dormia cedo e acordava tarde. Sem falar que geralmente depois do almoço eu queria ficar dormindo, nesse período estava cuidando das minhas sobrinhas. Na época uma tinha 2 anos e pouco e a outra uns 8 meses, por ai.

Eu olhava pra mais nova e dizia: - Deus me livre, mais quem me dera.

Mal sabia eu que já estava gravida (risos).

Mamas sensíveis e escurecimento da aréola

Não percebi quando começou o escurecimento da aréola, mas acho que foi lá pro meados dos 3 meses. Já as mamas sensíveis, tive desde o inicio de tudo, quando eu ainda pensava que estava pra menstruar.
Dor no fundo das costas
Isso tenho até hoje com quase 8 meses, doi muito. Tem dias que eu não consigo nem levantar, andar ou sentar sozinha.

Aversão a cheiros fortes

Nunca senti nada disso, inclusive vomitei apenas 2 vezes e isso com uma distancia grande uma da outra.

 

Mudanças de hábito

Se você está grávida ou planeja ter um bebê em breve, é hora de tomar alguns cuidados extras, em prática aquele velho plano de cultivar hábitos mais saudáveis de vida. Quem dá as dicas são os obstetras Rosa Maria Ruocco e Victor Bunduki.

  • Suspenda o uso de analgésicos e antitérmicos. Só use remédios recomendados pelo obstetra.
  • Diante do menor atraso menstrual, asmáticas, diabéticas, hipertensas e portadoras de problemas vasculares precisam substituir ou regular as doses dos medicamentos que usam no controle dessas doenças.
  • Cremes dermatológicos que contenham ácido retinóico na fórmula não podem ser empregados, pois causam malformações. Evite também a exposição desnecessária a raio X.
  • Fumantes precisam abandonar o vício ou, pelo menos, reduzir o consumo para até quatro cigarros diários. Bebidas alcoólicas e outras drogas devem ser igualmente descartadas. O alerta vale também para o futuro papai.
  • Elimine ou diminua significativamente o consumo de cafeína, presente no café, chá preto, refrigerantes à base de cola e chocolates.
  • Se você é adepta de atividades físicas de alto impacto, converse com o obstetra sobre a conveniência de diminuir o ritmo nesse primeiro trimestre.
  • Previna-se contra a toxoplasmose. Não coma carnes cruas ou malpassadas e lave muito bem frutas e verduras. Use luvas sempre que manusear carnes cruas ou mexer na terra. Se tem gato, peça a outra pessoa para limpar a caixinha de areia do bichano.
Em outro artigo vamos falar sobre alimentação na gravidez, se tiver alguma duvida ou algo a acrescentar é só deixar aqui nos comentários. Beijos e até o próximo artigo.









Postar um comentário

0 Comentários