CHEGADA DO RECEM NASCIDO - HIGIENE E CUIDADOS

   Oi, oi gente. Assim que o recém nascido chega ao mundo é tudo muito novo pra ele, o bebê ainda está  acostumado com a barriga da mãe, com o ritmo que levava lá dentro. E ao levar seu bebê pra casa é preciso tomar uma grande série de cuidados, principalmente com a higiene dele e de quem vai pegar ele.

    Por isso os médicos sempre dizem pra evitar visitas assim que o bebê chega (principalmente nessa pandemia), pois a imunidade dele está muito baixa e pra falar a verdade a da mãe também. Já ouvi casos de que o bebê faleceu depois de 3 meses por conta de alguém resfriado que foi visitar, não sei se é verdade ou "lenda" que as avós contam para manter as pessoas longe dos netos nos primeiros dias, mas é bom evitar.

   Pensando em todos esses cuidados que precisamos tomar, resolvi trazer alguns deles aqui pra vocês hoje.



Qual é a melhor maneira de desinfetar as coisas do bebê?


Como o pequeno leva tudo à boca, você deve lavar brinquedos e outros pertences com água e sabão. Já mamadeiras e chupetas precisam ser fervidas todos os dias. Um objeto que merece ser faxinado com atenção é a banheira. “O ideal é passar álcool a 70% e não se esquecer de limpar o tubinho de drenagem, que costuma acumular sujeira”, indica Maria Augusta de Freitas.


Quando e como devemos iniciar a limpeza dos dentes?


Logo que o bebê nasce. “Limpe o resto de leite da boca do recém-nascido com gaze embebida em água filtrada ou soro fisiológico”, ensina Maria Letícia Ramos Jorge, odontopediatra. Aos dois meses e meio, faça uma limpeza completa na gengiva e no céu da boca, uma vez ao dia, com uma fralda úmida enrolada no dedo. Conforme nascem os dentes, limpe-os com um cotonete molhado. A estreia da escova, com cabeça pequena e cerdas macias, acontece aos 18 meses. Use pouco creme dental – e sem flúor.

Como deve ser feita a limpeza do umbigo dos recém-nascidos?


Não há segredo. Segure o coto umbilical e passe na base do umbigo um cotonete embebido em álcool a 70%. “Pode limpar sem medo, pois não dói”, tranquiliza Maria Augusta de Freitas. Depois de faxinar bem a junção do coto com a barriga, passe o cotonete também na parte de cima. E depois deixe que a região se areje. “Nunca tampe o umbigo do bebê com faixas nem coloque moeda”, adverte.


Como dar banho no bebê?

· Comece lavando a cabeça e o rostinho, secando-os em seguida. Você pode fazer isso antes mesmo de tirar a roupa e colocar o bebê na banheira.

· Passe o braço esquerdo por baixo das costas do bebê. A mão esquerda segura a cabecinha por trás. A outra mão fica livre para limpar o corpo todo.

· Vire o bebê de bruços, segurando-o pelo peito, para lavar as costas e o bumbum. Enxugue-o e em seguida comece a vesti-lo pela parte de cima do corpo.

Orelhas

Muita atenção com a higienização das orelhas do bebê. Assim como nós, eles também produzem cera de ouvido como mecanismo de defesa. Mesmo assim, nunca utilize cotonetes de algodão para a limpeza interna dessa região, apenas para secar a parte externa. A melhor maneira de limpar as orelhas do bebê é higienizá-las na hora do banho e secar bem a parte externa com uma toalha macia.

Mãos e Unhas

As mãos e unhas do recém-nascido são áreas que também precisam de atenção e limpeza, pois os bebês costumam levar as mãos até a boca com muita frequência. Mantenha as unhas sempre limpas e curtas. Nos primeiros dias, elas ainda estão moles. Nesse caso, uma lixa pode ser utilizada para mantê-las curtas. Quando endurecerem, recomendamos o uso de tesoura sem ponta.

Pele

A pele do bebê deve ser higienizada com produtos não tóxicos, e neutros. A limpeza das nádegas e da região perianal deverá ser feita com água e algodão. Um sabonete suave, com posterior enxágue, deve ser utilizado quando for necessária troca de fraldas.



E aí mamães, o que acharam das dicas? Espero ter ajudado, beijos e até o próximo artigo.

Postar um comentário

0 Comentários